APRESENTAÇÃO

A Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque é editada pelo Programa de Educação Tutorial em Serviço Social (PET|SSO) vinculado ao Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Insere-se na área de conhecimento do Serviço Social e se propõe a publicar artigos científicos, relatos de experiências e resenhas de autoria de estudantes do Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC, podendo ser orientados por docentes.

É uma revista digital, de periodicidade anual, de natureza acadêmica e científica, e de acesso livre.

Busca contribuir e incentivar a produção de manuscritos técnico-científicos por parte de estudantes da graduação, contribuir com a qualidade acadêmica de suas produções, assim como valorizar o corpo discente, os núcleos e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no DSS, produções dos campos de estágio, dos trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e demais espaços acadêmicos do curso.

Destaca-se o papel educacional e formativo da Revista para a própria comissão editorial composta por estudantes bolsistas do PET|SSO supervisionados pela professora tutora, mas também para discentes e docentes do curso, assim como para pareceristas deste periódico científico, muitos deles alunos ou egressos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) do Departamento de Serviço Social (DSS) da UFSC.

A Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque tem o objetivo de publicar produções científicas atuais e relevantes, relacionadas à área do Serviço Social, abrangendo temáticas das ciências sociais aplicadas e ciências humanas, e temas relacionados a políticas sociais e seguridade social, mundo do trabalho, questão social, Estado, cidadania, democracia, bem como temas interdisciplinares.

HISTÓRICO

A proposta surgiu ao final do ano de 2018, a partir da construção do Planejamento Anual de atividades do PET|SSO de 2019, por incentivo da Tutora Profa. Dra. Mariana Pfeifer Machado. Nesse sentido, formou-se uma Comissão Editorial constituída pela professora tutora e  bolsistas do Grupo PET|SSO. O projeto e a proposta editorial da Revista foram elaborados em articulação com o Projeto de Revista Científica desenvolvido pelo estudante do Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC Márcio dos Santos Siqueira, quando cursou a disciplina Editoração Científica do curso de Biblioteconomia da UFSC, que fora ministrada pela Profa. Dra. Ursula Blattmann, em 2018. Desde agosto de 2019, Márcio passou a integrar o Grupo PET|SSO como petiano voluntário compondo o Corpo Editorial Comissão Editorial como Vice-Editor Chefe da Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque. 

Em 2019, foi estruturado o projeto e a proposta editorial da Revista, o projeto foi  inserido no SIGPEX e aprovado pelo Departamento de Serviço Social (DSS) da UFSC, onde a tutora Prof. Mariana é a coordenadora. Em agosto de 2020, foi realizada a chamada para a primeira edição e publicada em dezembro de 2020.

O nome da Revista foi pensado como forma de valorizar os povos originários do país, sua cultura, formas de vida e resistência histórica, vinculando-se ao horizonte ético-político do Serviço Social de defesa da nossa história e das populações marginalizadas e subalternizadas. Neste sentido, a Revista foi batizada com a palavra Pindorama, que é como os povos indígenas tupi-guaranis chamavam as terras onde viviam antes da chegada dos colonizadores. Pindorama significa terra ou país das palmeiras na língua tupi.

POLÍTICA EDITORIAL

Foco e Escopo

Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque é editada pelo Programa de Educação Tutorial em Serviço Social (PET|SSO), vinculado ao Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A revista se insere na área de conhecimento do Serviço Social e se propõe a publicar artigos científicos, relatos de experiências e resenhas de estudantes do curso de graduação em serviço social da UFSC. Com periodicidade anual, é uma revista científica de natureza acadêmica e de acesso livre.

A Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque  busca contribuir para a produção científica do corpo discente da graduação com publicação em periódico; visa publicizar e gerar dados acerca da produção acadêmica e técnico-científica do Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC. Almeja se constituir enquanto um espaço de incentivo à produção científica de estudantes, tanto nas disciplinas quanto nos demais componentes curriculares, núcleos e grupos de pesquisa e extensão do DSS da UFSC; e contribuir para a ampliação da qualidade das produções textuais dos estudantes da graduação, incentivando que desenvolvam suas habilidades na ABNT. Busca-se ainda propiciar a participação e a formação de bolsistas do PET|SSO em processo editorial.

Periodicidade: anual

Idiomas: Português e Espanhol

ISSN 2763-5007

Políticas de Seção

Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque  recebe os seguintes manuscritos:

  • Artigo científico: Texto científico-acadêmico contendo revisão crítica e/ou resultado de estudos e pesquisas de natureza empírica ou teórico-conceitual, com temas diversos e que discute questões, analisa hipóteses e/ou questiona paradigmas vigentes, dentro do campo do Serviço Social.
  • Relatos de experiência: Texto que descreve uma experiência técnico-científica, teórico-prática ou interventiva, relacionada a atividades como estágio, TCC, atividades práticas e experiências em disciplinas, projetos de extensão e de intervenção, entre outros; onde se explicite as metodologias desenvolvidas, resultados obtidos e contribuições para a área de atuação, dentro do campo do Serviço Social.
  • Resenhas: Texto elaborado a partir de produções como livro, filme, séries, obras de arte, peças teatrais, textos, etc., que pretende transmitir uma opinião, ponto de vista ou análise sobre o material, com um determinado objetivo ou abordagem.

Os temas dos manuscritos são livres, respeitando a ementa de cada número da Revista.

Política de Acesso Livre

Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque  oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento técnico-científico a população proporciona maior democratização do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito submetido à publicação somente será enviado a parecerista externo após aprovado em uma análise prévia por membros da Comissão Editorial, na qual serão observados: adequação aos objetivos e à política editorial Revista, formato de apresentação do manuscrito e potencial de publicação.

Os critérios da Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque para aceitar artigos incluem: originalidade, validade dos dados, clareza da escrita e contribuição técnico-científica para o Serviço Social e áreas afins.

Cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas externos que farão comentários pontuais e gerais quanto ao mérito técnico-científico do trabalho e arbitrarão sobre a aceitação ou rejeição e poderão sugerir reformulações.

Durante a análise serão verificados: rigor, clareza e precisão quanto à produção técnico-científica, à redação, à descrição metodológica, ao conteúdo e à probidade ético-teórica, a forma de apresentação.

As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão encaminhadas aos/as autores/as. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final.

Os/as Editores/as e a Comissão Editorial, de posse das análises dos pareceristas, tomarão a decisão final com base no programa editorial da Revista. Em caso de discrepâncias entre os pareceristas, poderá ser solicitado um terceiro parecer. Os/as Editores/as encaminharão a decisão final ao/à autor/a responsável, via Plataforma de Submissão.

A Comissão Editorial assegura o anonimato para o/a(s) autor/a(s) no processo de avaliação, como também assegura aos/as pareceristas sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

As revisões ortográficas, de normas e de estilo da Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque  completam o processo de avaliação.

Política Antiplágio

Antes de serem enviados à avaliação da Comissão Editorial, pareceristas externos ou a qualquer tempo durante o processo editorial, os manuscritos submetidos à Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque  serão verificados por software para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os/as autores/as devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros/as autores/as, que estes/as sejam devidamente citados/as e referenciados/as. Praticar plágio ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível. Desta forma, é possível que os/as autores/as recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do manuscrito submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao/a autor/a e/ou recusado para publicação.

Ética em pesquisa e publicação

Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque preocupa-se com a integridade em pesquisa, ética na ciência e em publicações, e com a direção social colocada pelo projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.

Aos/as autores/as, editores/as e pareceristas aplicam-se preceitos éticos relacionados a sua profissão, a construção, socialização e apropriação coletivas da ciência e do conhecimento. Por isso recomenda-se o estudo dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:

  1. Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, de 2010, disponível em http://www.singaporestatement.org/translations.html;
  2. Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, de 2014, disponível em http://www.fapesp.br/boaspraticas/ ;
  3. Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, de 2011, disponível em http://cnpq.br/diretrizes ;
  4. Documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações – COPE, disponível em http://publicationethics.org/;
  5. Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, disponível em (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).
  6. Committee of Publication Ethics’ (COPE) Code of Conduct
  7. Diretrizes relacionadas em https://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf

A estas diretrizes se submetem Autores/as, Editores/as Científicos/as, Comissão Editorial, Editor/a Técnico/a, Conselho Científico e Pareceristas desta Revista.