DIRETRIZES PARA AUTORES
Diretrizes aos autores para submissão de manuscritos
A Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque recebe artigos científicos, relatos de experiência e resenhas. Os manuscritos devem ser originais e podem ser resultado de revisão crítica, trabalhos acadêmicos, pesquisas e projetos de natureza empírica ou teórico-conceitual que abordem as mais diversas formas de conhecimento teórico-prático no campo do Serviço Social.
A seguir, apresentamos as normas que autoras e autores devem seguir para elaborar seus textos para submeter à publicação na Revista.
Submissões on-line aqui
Tipos de manuscritos recebidos
Artigo científico: Texto científico-acadêmico contendo revisão crítica e/ou resultado de estudos e pesquisas de natureza empírica ou teórico-conceitual, com temas diversos e que discute questões, analisa hipóteses e/ou questiona paradigmas vigentes, dentro do campo do Serviço Social.
Relatos de experiência: Texto que descreve uma experiência técnico-científica, teórico-prática ou interventiva, relacionada a atividades como estágio, TCC, atividades práticas e experiências em disciplinas, projetos de extensão e de intervenção, entre outros; onde se explicite as metodologias desenvolvidas, resultados obtidos e contribuições para a área de atuação, dentro do campo do Serviço Social.
Resenhas: Texto elaborado a partir de produções como livro, filme, séries, obras de arte, peças teatrais, textos, etc., que pretende transmitir uma opinião, ponto de vista ou análise sobre o material, com um determinado objetivo ou abordagem.
Os temas dos manuscritos são livres, respeitando a ementa de cada número da Revista.
Orientações a autoras e autores
Os manuscritos publicados pela Revista seguem as orientações abaixo:
- Os textos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico ou evento, tanto do texto quanto de figuras e tabelas.
- Em cada número, a Revista prioriza a publicação de manuscritos resultantes de pesquisa científica, trabalhos acadêmicos, relatos de experiência e/ou ensaios relevantes nas áreas temáticas dentro do campo do Serviço Social;
- A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Assim, as opiniões e os conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.
- Os manuscritos poderão ter até 04 (quatro) autoras e autores.
- Poderão submeter manuscritos estudantes regularmente matriculadas/os no curso de Graduação em Serviço Social da UFSC. Formadas/os na última formatura do curso de Serviço Social da UFSC poderão submeter manuscritos, desde que o conteúdo seja relativo a estudos, trabalhos e experiências realizados durante a graduação em Serviço Social.
- Esta Revista não publica trabalhos de mesma autoria ou coautoria num intervalo inferior a 12 meses.
- A Revista publica trabalhos nos idiomas português e espanhol.
- A Revista não remunera autores e autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.
- A Revista pode traduzir para o espanhol o editorial, o resumo de todos os manuscritos e, a critério da Comissão Editorial, pode fazer tradução completa de um manuscrito.
- O envio dos manuscritos será realizado unicamente através desta Plataforma de Submissão.
- O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas e da política editorial da Revista.
Forma e preparação dos manuscritos
Os manuscritos devem ser enviados à Revista dentro deste Template e seguindo a forma e dimensões elencadas abaixo:
- Deve ser utilizado o Microsoft Word com confiruação segundo Templete
- Tamanho, título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo manuscrito.
- Os títulos podem ter, no máximo, 12 palavras, com ou sem subtítulos;
- O resumo, em terceira pessoa, deve ser informativo, com até 150 palavras, e deve apresentar, com clareza e síntese, o objetivo, metodologia, estrutura e os resultados relevantes do texto;
- Palavras-chave: três a cinco palavras-chave realmente descritivas do foco do trabalho separado entre si por ponto;
- Tradução do título, resumo e palavras-chave para o espanhol;
- Número de páginas: artigos científicos e relatos de experiências com no mínimo 12 e no máximo 15 páginas, contando as referências; resenhas com no mínimo 5 e no máximo 8 páginas.
- Textos em espanhol deverão ter título, resumo e palavras-chave traduzidos para o português.
- O corpo do manuscrito a ser enviado deve conter itens que correspondam à introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O item introdução deve conter apresentação e breve problematização do tema/objeto, justificativa, objetivos do manuscrito e metodologia, o recorte teórico e delimitações, a perspectiva teórico-metodológica escolhida e, por fim, dizer como o trabalho estrutura-se e está apresentado. Lembramos que na introdução e considerações finais usa-se o mínimo de citações (raramente usa-se), pois este é essencialmente espaço de construção e elaboração do próprio autor.
- Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em texto editável em Word.
- Manuscritos, assim como suas tabelas e quadros, submetidos em arquivos não editáveis como PDF serão devolvidos.
- Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão conter título, créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.
- Os trabalhos deverão ser enviados rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista.
- A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do texto do manuscrito, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares. Os nomes de autoras e autores no corpo do texto e notas de rodapé deverão ser substituídos por “Autor” (ou “Autor 1”, “Autor 2”, etc.). A identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.
- Poderão ser indicados docentes e/ou profissionais que orientaram o manuscrito, cuja identificação do nome não deve constar em nenhuma parte do corpo do manuscrito. Os nomes de orientadores deverão ser substituídos por “Orientador” no corpo do texto e notas de rodapé.
- Em caso de pesquisa resultante de financiamento público ou privado, com recebimento de bolsa ou custeio, este deve ser mencionado no final o trabalho, indicando nome completo (por extenso) da agência financiadora, coordenador e nome do projeto ao qual esteve vinculado.
- Autoras e autores devem certificar que participaram da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omitiram fontes de financiamento, como bolsa e custeio de projeto ou experiência que resultou no manuscrito. Devem, também, certificar que o texto é original, inédito e sem plágio, e que o trabalho em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado à outra revista ou evento e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista.
- Em campo específico na plataforma de submissão, ao enviar o manuscrito para avaliação deverá ser indicado as seguintes informações de todas/os autoras e autores: nome completo sem abreviações, e-mail, curso, fase, nome da instituição de estudo.
- No caso se haver orientação, em campo específico na plataforma de submissão, ao enviar o manuscrito para avaliação deverá ser indicado as seguintes informações de todas/os docentes e/ou profissionais que orientaram o manuscrito: nome completo sem abreviações, e-mail, formação e titulação, vínculo institucional.
- Ao enviar o manuscrito para avaliação, deverá ser indicada qual tipo de material se refere, se artigo científico, relato de experiência ou resenha; e do que ele resulta, se trabalho acadêmico, TCC, estágio, pesquisa, extensão, demais estudos.
Citações
- Citações indiretas devem se indicados com autor-data, e citações diretas devem ser indicadas com autor-data-página;
- Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto;
- Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para 4 cm na régua, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto;
- Nome do autor da obra deve ser indicado da seguinte forma:
a) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico […]”;b) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico […]” (MOTA, 1997, p. 87).
Referências
- Deverão constar nas referências todos e se somente os documentos e materiais efetivamente citados no trabalho.
- Para fins de sistematização da Revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.
- As referências deverão estar em espaçamento interlinear 1,0, com um espaço entre uma e outra, e com o texto alinhado à esquerda.
- Exemplos de referências:
Livros (obra completa)
GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.Legislação (meio eletrônico)
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.Periódicos – Revistas
NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.Jornais
OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.Pelo título e em meio eletrônico
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em: 25 ago. 1998.Evento
SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 1994. p. 3-4.
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas nas referências e ao longo do texto devem estar ativos e prontos para clicar (Ex.: https://revistapindorama.paginas.ufsc.br/)
Condições Para Submissão
Como parte do processo de submissão, autoras e autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir bem como as diretrizes referente a forma mencionadas anteriormente. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas as autores e autores.
- Declaro que participei da concepção do texto, em parte ou na íntegra.
- Declaro que registrei agências de fomento de bolsas ou custeio do projeto desenvolvido que resultou no manuscrito, assim como registrei o nome do projeto e seu coordenador.
- Declaro que o texto é original, inédito e que não contém plágio.
- Certifico que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar de minha autoria, não foi enviado a outra revista ou evento e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista.
- Foi utilizado o editor de textos Word, seguindo a configuraçãodo Template.
- O texto segue na íntegra os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores da Revista.
- O manuscrito está rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.
- O manuscrito seguiu as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.
- Declaro que a identificação de autoria não está em nenhuma parte do corpo do trabalho, que foi substituída por “Autor” no corpo do texto e notas de rodapé, e que a identificação do autor foi removida das propriedades do documento.
- No caso se haver orientação, declaro que a identificação de orientação não está em nenhuma parte do corpo do trabalho, que foi substituída por “Orientador” no corpo do texto e notas de rodapé.
- Declaro ter ciência que durante a edição o manuscrito será adaptado ao projeto e formato editorial da Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque.
- Declaro conhecer que os Direitos Autorais para manuscritos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque,que adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Declaração De Direito Autoral
A Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas e atividades técnico-científicas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Os Direitos Autorais para manuscritos publicados neste periódico são de cada autora e autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os manuscritos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.
A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Poderão ser indicados docentes e/ou profissionais que orientaram o manuscrito.
Política de Privacidade
Nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para o trabalho de editoração e publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Processo de avaliação pelos pares
A revista realiza a avaliação às cegas por pares de todos os manuscritos submetidos a ela, estes por sua vez são apreciados por membros da equipe editorial da revista, pareceristas internos ou avaliadores de confiança.