DIRETRIZES PARA AUTORES

Diretrizes aos autores para submissão de manuscritos

Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque recebe artigos científicos, relatos de experiência e resenhas. Os manuscritos devem ser originais e podem ser resultado de revisão crítica, trabalhos acadêmicos, pesquisas e projetos de natureza empírica ou teórico-conceitual que abordem as mais diversas formas de conhecimento teórico-prático no campo do Serviço Social.

A seguir, apresentamos as normas que autoras e autores devem seguir para elaborar seus textos para submeter à publicação na Revista.

Submissões on-line aqui

 

Tipos de manuscritos recebidos

Artigo científico: Texto científico-acadêmico contendo revisão crítica e/ou resultado de estudos e pesquisas de natureza empírica ou teórico-conceitual, com temas diversos e que discute questões, analisa hipóteses e/ou questiona paradigmas vigentes, dentro do campo do Serviço Social.

Relatos de experiência: Texto que descreve uma experiência técnico-científica, teórico-prática ou interventiva, relacionada a atividades como estágio, TCC, atividades práticas e experiências em disciplinas, projetos de extensão e de intervenção, entre outros; onde se explicite as metodologias desenvolvidas, resultados obtidos e contribuições para a área de atuação, dentro do campo do Serviço Social.

Resenhas: Texto elaborado a partir de produções como livro, filme, séries, obras de arte, peças teatrais, textos, etc., que pretende transmitir uma opinião, ponto de vista ou análise sobre o material, com um determinado objetivo ou abordagem.

Os temas dos manuscritos são livres, respeitando a ementa de cada número da Revista.

 

Orientações a autoras e autores

Os manuscritos publicados pela Revista seguem as orientações abaixo:

  1. Os textos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico ou evento, tanto do texto quanto de figuras e tabelas.
  2. Em cada número, a Revista prioriza a publicação de manuscritos resultantes de pesquisa científica, trabalhos acadêmicos, relatos de experiência e/ou ensaios relevantes nas áreas temáticas dentro do campo do Serviço Social;
  3. A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Assim, as opiniões e os conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.
  4. Os manuscritos poderão ter até 04 (quatro) autoras e autores.
  5. Poderão submeter manuscritos estudantes  regularmente matriculadas/os no curso de Graduação em Serviço Social da UFSC. Formadas/os na última formatura do curso de Serviço Social da UFSC poderão submeter manuscritos, desde que o conteúdo seja relativo a estudos, trabalhos e experiências realizados durante a graduação em Serviço Social.
  6. Esta Revista não publica trabalhos de mesma autoria ou coautoria num intervalo inferior a 12 meses.
  7. A Revista publica trabalhos nos idiomas português e espanhol.
  8. A Revista não remunera autores e autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.
  9. A Revista pode traduzir para o espanhol o editorial, o resumo de todos os manuscritos e, a critério da Comissão Editorial, pode fazer tradução completa de um manuscrito.
  10. O envio dos manuscritos será realizado unicamente através desta Plataforma de Submissão.
  11. O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas e da política editorial da Revista.

 

Forma e preparação dos manuscritos

Os manuscritos devem ser enviados à Revista dentro deste Template e seguindo a forma e dimensões elencadas abaixo:

  1. Deve ser utilizado o Microsoft Word com confiruação segundo Templete
  2. Tamanho, título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo manuscrito.
  • Os títulos podem ter, no máximo, 12 palavras, com ou sem subtítulos;
  • O resumo, em terceira pessoa, deve ser informativo, com até 150 palavras, e deve apresentar, com clareza e síntese, o objetivo, metodologia, estrutura e os resultados relevantes do texto;
  • Palavras-chave: três a cinco palavras-chave realmente descritivas do foco do trabalho separado entre si por ponto;
  • Tradução do título, resumo e palavras-chave para o espanhol;
  • Número de páginas: artigos científicos e relatos de experiências com no mínimo 12 e no máximo 15 páginas, contando as referências; resenhas com no mínimo 5 e no máximo 8 páginas.
  • Textos em espanhol deverão ter título, resumo e palavras-chave traduzidos para o português.
  1. O corpo do manuscrito a ser enviado deve conter itens que correspondam à introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O item introdução deve conter apresentação e breve problematização do tema/objeto, justificativa, objetivos do manuscrito e metodologia, o recorte teórico e delimitações, a perspectiva teórico-metodológica escolhida e, por fim, dizer como o trabalho estrutura-se e está apresentado. Lembramos que na introdução e considerações finais usa-se o mínimo de citações (raramente usa-se), pois este é essencialmente espaço de construção e elaboração do próprio autor.
  2. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em texto editável em Word.
  3. Manuscritos, assim como suas tabelas e quadros, submetidos em arquivos não editáveis como PDF serão devolvidos.
  4. Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão conter título, créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.
  5. Os trabalhos deverão ser enviados rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista.
  6. A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do texto do manuscrito, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares. Os nomes de autoras e autores no corpo do texto e notas de rodapé deverão ser substituídos por “Autor” (ou “Autor 1”, “Autor 2”, etc.). A identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.
  7. Poderão ser indicados docentes e/ou profissionais que orientaram o manuscrito, cuja identificação do nome não deve constar em nenhuma parte do corpo do manuscrito. Os nomes de orientadores deverão ser substituídos por “Orientador” no corpo do texto e notas de rodapé.
  8. Em caso de pesquisa resultante de financiamento público ou privado, com recebimento de bolsa ou custeio, este deve ser mencionado no final o trabalho, indicando nome completo (por extenso) da agência financiadora, coordenador e nome do projeto ao qual esteve vinculado.
  9. Autoras e autores devem certificar que participaram da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omitiram fontes de financiamento, como bolsa e custeio de projeto ou experiência que resultou no manuscrito. Devem, também, certificar que o texto é original, inédito e sem plágio, e que o trabalho em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado à outra revista ou evento e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista.
  10. Em campo específico na plataforma de submissão, ao enviar o manuscrito para avaliação deverá ser indicado as seguintes informações de todas/os autoras e autores: nome completo sem abreviações, e-mail, curso, fase, nome da instituição de estudo.
  11. No caso se haver orientação, em campo específico na plataforma de submissão, ao enviar o manuscrito para avaliação deverá ser indicado as seguintes informações de todas/os docentes e/ou profissionais que orientaram o manuscrito: nome completo sem abreviações, e-mail, formação e titulação, vínculo institucional.
  12. Ao enviar o manuscrito para avaliação, deverá ser indicada qual tipo de material se refere, se artigo científico, relato de experiência ou resenha; e do que ele resulta, se trabalho acadêmico, TCC, estágio, pesquisa, extensão, demais estudos.

 

Citações

  1. Citações indiretas devem se indicados com autor-data, e citações diretas devem ser indicadas com autor-data-página;
  2. Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto;
  3. Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para 4 cm na régua, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto;
  4. Nome do autor da obra deve ser indicado da seguinte forma:  
a) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico […]”;
b) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico […]” (MOTA, 1997, p. 87).

Referências

  1. Deverão constar nas referências todos e se somente os documentos e materiais efetivamente citados no trabalho. 
  2. Para fins de sistematização da Revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.
  3. As referências deverão estar em espaçamento interlinear 1,0, com um espaço entre uma e outra, e com o texto alinhado à esquerda.
  4. Exemplos de referências:

Livros (obra completa)
GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Legislação (meio eletrônico)
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Periódicos – Revistas
NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

Jornais
OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

Pelo título e em meio eletrônico
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em: 25 ago. 1998.

Evento
SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 1994. p. 3-4.

  1. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas nas referências e ao longo do texto devem estar ativos e prontos para clicar (Ex.: https://revistapindorama.paginas.ufsc.br/)

 

Condições Para Submissão

Como parte do processo de submissão, autoras e autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir bem como as diretrizes referente a forma mencionadas anteriormente. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas as autores e autores.

  1. Declaro que participei da concepção do texto, em parte ou na íntegra.
  2. Declaro que registrei agências de fomento de bolsas ou custeio do projeto desenvolvido que resultou no manuscrito, assim como registrei o nome do projeto e seu coordenador.
  3. Declaro que o texto é original, inédito e que não contém plágio.
  4. Certifico que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar de minha autoria, não foi enviado a outra revista ou evento e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista.
  5. Foi utilizado o editor de textos Word, seguindo a configuraçãodo Template.
  6. O texto segue na íntegra os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores da Revista.
  7. O manuscrito está rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.
  8. O manuscrito seguiu as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  9. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.
  10. Declaro que a identificação de autoria não está em nenhuma parte do corpo do trabalho, que foi substituída por “Autor” no corpo do texto e notas de rodapé, e que a identificação do autor foi removida das propriedades do documento.
  11. No caso se haver orientação, declaro que a identificação de orientação não está em nenhuma parte do corpo do trabalho, que foi substituída por “Orientador” no corpo do texto e notas de rodapé.
  12. Declaro ter ciência que durante a edição o manuscrito será adaptado ao projeto e formato editorial da Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque.
  13. Declaro conhecer que os Direitos Autorais para manuscritos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque,que adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Declaração De Direito Autoral

A Revista Pindorama: O Serviço Social em Destaque proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas e atividades técnico-científicas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Os Direitos Autorais para manuscritos publicados neste periódico são de cada autora e autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os manuscritos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.

A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.  Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editoresAutores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).

Poderão ser indicados docentes e/ou profissionais que orientaram o manuscrito.

 

Política de Privacidade

Nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para o trabalho de editoração e publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Processo de avaliação pelos pares

A revista realiza a avaliação às cegas por pares de todos os manuscritos submetidos a ela, estes por sua vez são apreciados por membros da equipe editorial da revista, pareceristas internos ou avaliadores de confiança.